Programa de Pós-Graduação em Teatro

Área de Concentração

O Programa de Pós-Graduação em Teatro compreende uma única área de concentração:

Teorias e Práticas do Teatro: Pensando as pesquisas prática e teórica como formas complementares de produção de conhecimento, a área reúne as figuras do teórico, do crítico, do hermeneuta, do pedagogo e do criador teatral no próprio pesquisador, que, a exemplo do artista/professor/pesquisador contemporâneo, trafega pelas várias ordens de operação teatral. Ao estimular a produção conjunta de conhecimento e prática do teatro, a proposta desfaz o esquema baseado na dissociação temporal das operações criativa e reflexiva. Ambas são exercitadas conjuntamente, questionam-se e se complementam, já que a prática vem sustentada pela reflexão teórica e a teoria é necessariamente uma práxis de teatro. Esta área de concentração abrange também pesquisas que enfocam a prática teatral enquanto experiência relevante na formação do indivíduo, e os processos voltados para o aprimoramento técnico e reflexivo do artista/professor de teatro. A partir dessa área de concentração abrangente, discriminam-se dois vetores diferenciais, que nomeiam as duas linhas de pesquisa derivadas desse tronco: (1) Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade; e (2) Teatro, Sociedade e Criação Cênica.

 
Linhas de Pesquisa

Teatro, Sociedade e Criação Cênica

 Ementa: Esta linha aglutina pesquisadores cujos estudos estão relacionados com realizações espetaculares, processos pedagógicos e sócio-culturais.  Através dos vínculos entre Teatralidade e Cultura, pontua-se a experimentação de processos de criação e seus procedimentos artísticos, pedagógicos e crítico-conceituais.  Esta linha abrange ainda a criação e recepção do texto e do espetáculo, bem como os estudos voltados à criação e à produção da cena em diferentes momentos de sua história, incluindo o discurso da crítica e da historiografia das artes cênicas. 

Professores: Dr. André Luiz Antunes N. Carreira; Dr. Edélcio Mostaço; Dr. Flávio Augusto Desgranges de Carvalho; Dra. Heloise Baurich Vidor; Dra. Marcia Pompeo Nogueira; Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel; Dra. Tereza Mara Franzoni e Dr. Vicente Concilio.

 

Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade

Ementa: A linha reúne pesquisadores que investigam a teoria e a prática da produção cênica em seus diversos aspectos, com ênfase no trabalho criativo e na pedagogia do ator, as poéticas do corpo, do movimento e do teatro de animação. O âmbito das pesquisas inclui aspectos fundamentais do teatro contemporâneo e dos processos de montagem e atuação cênica. Como horizonte teórico, busca-se a articulação com diferentes abordagens, incluindo conceituações literárias, artísticas, filosóficas, estudos culturais e de gênero.

Professores: Dr. José Ronaldo Faleiro; Dra. Maria Brígida de Miranda; Dr. Milton de Andrade; Dra. Fátima Costa de Lima; Dr. Paulo César Balardim Borges; Dra. Bianca Scliar Cabral Mancini; Dra. Daiane Dordete Steckert Jacobs.

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC