Programa de Pós-Graduação em Teatro

Linha de Pesquisa: Teatro, Sociedade e Criação Cênica

André Luiz Antunes N. Carreira - Currículo Lattes

Graduado Licenciatura em Educação Artística (artes plásticas) pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Teatro pela Universidade de Buenos Aires (1994). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado). Pesquisa com ênfase em Teatro na cidade e procedimentos de interpretação. André Carreira também dirige os grupos teatrais Experiência Subterrânea de Florianópolis e Teatro que Roda. Seu trabalho criativo está centrado na noção de risco físico e na exploração de fronteiras no trabalho do ator.


Edelcio Mostaço - Currículo Lattes

Professor Titular efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando na graduação, pós-graduação e supervisão de pós-doc. Possuo graduação em Direção Teatral e Crítica Teatral pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Artes-Teatro pela Universidade de São Paulo (2002). Fui professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na ECA- Universidade de São Paulo. Tenho experiência na área de Teatro, com ênfase em Estética e Crítica Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural e teatro, crítica e recepção, intertextualidade cênica, teatro brasileiro, pós-modernismo cênico, performance e performatividade. Líder do grupo de pesquisa Inter-textos. Membro da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação, da FIRT-Federation International de Recherche Théàtrales (Unesco) e da IATC-Associacion International de Crítiques de Théâtres (Unesco).


Flavio Augusto Desgranges de Carvalho - Currículo Lattes

Professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) desde 2015. Livre-docente em Artes Cênicas pela USP. Professor da Universidade de São Paulo entre 2000 e 2015. Pós-Doutorado em Artes Cênicas na UDESC (2014). Pós-Doutorado em Artes Cênicas na UFBA (2007). Realizou estágio investigativo no Departamento de Sociologia do Teatro da Universidade Livre de Bruxelas (1999/2000). Dirige a coleção "Teatro" e a coleção "Pedagogia do Teatro", ambas da Editora Hucitec. Coordenou entre 2010 e 2013 o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (PPGAC-USP). Editor da Revista Sala Preta do PPGAC-USP entre 2010 e 2013,. Autor dos livros: "A Pedagogia do Espectador", "Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo", "A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral" e "Teatro e Vida Pública: o fomento e os coletivos teatrais de São Paulo (org.)" (indicado ao Prêmio CPT 2012). As citações das produções bibliográficas podem ser observadas em Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/). Participou como convidado de recentes eventos internacionais: Traspasos Escénicos (Cuba, 2013 e 2014); Festival de Teatro de Cádiz (Espanha, 2013); Seminario Internacional de Formacion de Audiencias (Chile, 2011); Encuentro Internacional de Reflexion Pensamiento y Practica Teatral (Argentina, 2011), XIV Encuentro Regional de Teatro (Formosa, Argentina, 2014). Coordenador do iNerTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (www.eca.usp.br/inerte). Parecerista da FAPESP.


Heloise Baurich Vidor - Currículo Lattes

Heloise Baurich Vidor é atriz e professora de Teatro. Possui graduação em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Educação e Cultura (2001) e Mestrado em Teatro (2008) pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Doutorado pela USP (2015). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de Pedagogia do Teatro / Teatro e Educação e professora permanente do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) e do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da mesma universidade. Tem experiência na área de Interpretação e Direção Teatral. Sua pesquisa atual, intitulada Teatro, Leitura, Literatura e Educação: encontros com o texto associa o campo da leitura ao do teatro, propondo experimentações em torno de textos literários, leitura em performance e procedimentos lúdicos teatrais, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. É autora dos livros Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola (2010) e Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário (2016).


Marcia Pompeo Nogueira - Currículo Lattes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Drama - University Of Exeter (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro na Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidade, teatro para o desenvolvimento.


Stephan Arnulf Baumgartel - Currículo Lattes

Stephan A. Baumgärtel possui mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto ?Encontro com Dramaturgo? da UDESC que convida regularmente dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas. Desde 2008, administra como projeto de extensão uma oficina de criação de textos teatrais da qual participam acadêmicos e não-acadêmicos. Enquanto pesquisador, atua principalmente nos seguintes campos:dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático, teatro performativo, análise da encenação teatral.


Tereza Mara Franzoni - Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Antropologia Social e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sociedade, teatralidade e sociabilidade. Mais recentemente tem também atuado na área de Educação do Campo com projetos de extensão e pesquisa nessa área.


Vicente Concílio - Currículo Lattes

É ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, integrando também o Programa de Pós-graduação em Teatro da mesma instituição. É licenciado, mestre (2006) e doutor (2013) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo . Sua pesquisa de mestrado refere-se a sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística. Seu doutorado é uma pesquisa sobre a prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht, sob orientação de Ingrid Dormien Koudela. Foi artista-orientador do projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e educador da Escola Lumiar. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro-educação, jogos teatrais, teatro em contextos escolares e formação de professores em arte. Desde 2011 é Coordenador da Área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Capes, da UDESC. Atualmente é também professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC e também do Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes, da CAPES.

 
 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC