Programa de Pós-Graduação em Teatro

Claudia Muller Sachs - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

A metodologia de Jacques Lecoc: estudo conceitual

Resumo:
 Este trabalho enfoca a metodologia de Jacques Lecoq, inscrita dentro do cenário cultural do século XX. São apresentados o contexto histórico e conceitual em que se situam suas influências e bases filosóficas, traçando uma linha evolutiva das transformações ocorridas no fazer teatral como um todo, assim como no trabalho do ator, ressaltando as crescente importância dada ao seu treinamento físico, à utilização da improvisação como método de criação cênica e ao surgimento das escolas de formação. Tendo a commedie dell`arte sido uma forte referência para o jogo teatral preconizado por este mestre, descrevemos algumas de suas características, principalmente no que concerne o jogo do ator. Abordamos ainda a base do seu pensamento sobre a vida e arte, constituída principalmente de ideologia e dos métodos de aques Copeau, da filosofia de Bérgson e dos estudos antropológicos de Marcel Jousse. Posteriormente é descrita a metodologia em si, utilizando a escassa bibliografia existente e a nossa própria experiência na Ècole Internationale du Thèatrhe Jacques Lecoq. Para finalizar, é verificada a aplicação prática de seus ensinamentos através de entrevistas com ex-alunos, constatando sua relevância e solidez enquanto método de formação para o artista de teatro, capaz de atuar em diferentes áreas do universo cênico com um corpo preparado, disponível, poético, presente e altamente expressivo. Essa metodologia, de extremo valor artístico e histórico, resgata uma postura investigativa no processo teatral, evidenciando-se como uma das grandes influências do teatro contemporâneo.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Elizabeth Pereira Lopes; Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Junior; Prof. Dr. Edélcio Mostaço
Data de Defesa: 07/06/2004
[DISSERTAÇÃO]


Fábio Guilherme Salvatti - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

A Plagicombinação como Estratégia dramatúrgica na Cibercultura

Resumo:
A plagiocombinação, estratégia de produção artística através da reconfiguração de obras preexistentes prefigurada pelo músico Tom Zé, vem sendo cada vez mais freqüente na contemporaneidade. O advento da criação da rede mundial de computadores, o grande volume de troca de informações que dele resulta e as novas relações culturais que derivam desse ciberespaço estão diretamente associados a essa freqüência. A recorrência da plagiocombinação e os novos desafios e possibilidades propostos pela cibercultura aos artistas contemporâneos mostram a necessidade da revisão do conceito de autoria e da legislação que lhe dá suporte. Ao pôr em crise esse conceito, o artista-plagiocombinador está exercendo um ato político de profundas implicações ideológicas. 
O propósito deste trabalho é examinar o mecanismo da plagiocombinação e seus vínculos com a cibercultura, sublinhando, sobretudo, o caráter ético da opção por essa estratégia. Para auxiliar no mapeamento das características da plagiocombinação, três peças estreadas na cidade de Curitiba, entre 1997 e 2001, foram selecionadas como corpo de análise. São elas “R”, de Fernando Kinas; “Estou te escrevendo de um país distante”, de Felipe Hirsch; e “Arrastom”, de Adriano Esturilho.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame; Profa. Dra. Margarida Rauen; Profa. Dra. Eliane T. Lisboa.
Data de Defesa: 13/04/2004
[DISSERTAÇÃO]


Ismael Scheffler - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Vargas Sant´Anna

Características do sagrado nas propostas teatrais de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski

Resumo:
 Este estudo é uma leitura das propostas teatrais de Antonin Artaud e de Jerzy Grotowski, teatristas europeus do século XX apontados como dois dos mais influentes nomes do teatro sagrado, uma das tendências da encenação no período de modernização do teatro ocidental. Tem como propósito compreender as propostas teatrais através de ma confrontação com os conceitos da Hermenêutica Simbólica, delineados por estudiosos de diferentes áreas das ciências humanas identificados com o Círculo de Eranos. Discorre sobre a presença dos conceitos de sagrado, símbolo, mito e rito nas concepções teatrais dos encenadores, considerando as implicações na cena, seja no teatro idealizado de Artaud seja nas montagens efetivamente realizadas por Grotowski. Observa também a compreensão política que envolve tais concepções, as correlações espaciais e aspectos biográficos, incluindo o processo de mitificação ao qual os encenadores foram submetidos. Apóia-se em dados qualitativos numa análise bibliográfica dos escritos dos teatristas e de comentaristas dessas propostas, e na conceituação do sagrado e do símbolo a partir da ciência da religião, da antropologia filosófica, da psicologia e da lingüística. Palavras-chave: Teoria Teatral; Teatro Sagrado; Hermenêutica Simbólica.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Antonio Vargas Sant´Anna; Prof. Dr. Ana Maria Bulhões; Prof. Dr. André Carreira
Data de Defesa: 22/04/2004
[DISSERTAÇÃO]


Janaina de Sousa - Currículo Lattes 
Orientador: Profa. Dra. Beatriz Ângela Cabral

Teatro, Violência e Adolescência

Resumo:
 Esta pesquisa é resultado da preposição de uma estratégia teatral, chamada círculos concêntricos. Através das aulas de teatro, com adolescentes de uma sétima e oitava série da rede municipal de Florianópolis, foi construído os círculos da violência, tema este escolhido pelos alunos. Esta pesquisa fala de como se realizou tal processo, quais as dificuldades encontradas no processo artístico e pedagógico, quais os tipos de violências que estes adolescentes sofrem ou praticam no seu dia a dia. Fala também de como é importante ouvir nossos alunos, e com eles resignificar objetos, transformar espaços comuns em espaços de representação e da colaboração na construção da consciência crítica e artística perante o tema trabalhado, através do teatro.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Flávio Desgranges; Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral; Profa. Dra. Josiane Rose Petry Veronese
Data de Defesa: 16/08/2004
[DISSERTAÇÃO]


Janaína Träsel Martins - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

A integração corpo-voz na arte do ator

Resumo:
 Este trabalho discorre sobre a corporeidade orgânica da voz na formação do ator, numa visão panorâmica que envolve a fase da preparação, a fase da criação corpóreo-vocal cênica e a função que a voz tem na cena. Na contemporaneidade, a relação corpo-voz recebeu diversos tratamentos no meio teatral, segundo as acepções científicas vigentes. As mudanças foram desde um treinamento mecanicista do ator até uma preparação vocal orgânica; desde um ator recitador do texto escrito até um ator criador-dramaturgista; desde uma função da voz na cena como transmissora da mensagem do texto escrito até uma função da voz como compositora da dramaturgia sonora. No que tange à preparação do ator, o objetivo deste trabalho é verificar a integração orgânica entre a voz e a sua natureza corpórea. Nesse particular, serão estudadas especificamente as relações da voz com a respiração/ressonância vocal, com os apoios corpóreo-vocais e com as articulações do corpo como um todo, dentro da cena e fora dela. A partir desses pressupostos, a técnica vocal passa a ser compreendida como um veículo para a consciência corpórea, entendendo-se a relação corpo-voz como uma totalidade que abrange seus aspectos físico-mental-emocional-energéticos. No que tange à criação do intérprete, pesquisam-se também a composição das sonoridades das ações verbais e a sua integração com a gestualidade do ator; a corporificação do texto do ator nas composições das ações verbais da personagem, sendo o intérprete visto como criador-dramaturgista das ações verbais, segundo seu imaginário e o do encenador. Quanto à função da corporificação da voz na cena, esta pesquisa aponta para a função que — mais do que passar uma mensagem —, consiste em criar a dramaturgia sonora que sensibilizará o espectador, instigando-o a desvendar os sentidos do espetáculo também por meio da vocalidade poética.

Banca de defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro; Profa. Dra. Sara Lopes; Prof. Dr. Edélcio Mostaço
Data de Defesa: 30/04/2004.
[DISSERTAÇÃO]


Janine Koneski de Abreu - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

As relações entre críticos e criticados ou o diabo são os outros

Resumo:
 O conflito entre críticos e artistas de teatro é apresentado nesta dissertação em três casos-modelo: a saída de Décio de Almeida Prado desua função de crítico, em 1968, depois que artistas devolveram osprêmios Saci em protesto à postura do jornal O Estado de S.Paulo em relação à censura; o embate entre José Celso Martinez Corrêa e Sábato Magaldi devido à análise do crítico ao espetáculo Gracias, Señor e o conflito entre Bárbara Heliodora e Gerald Thomas, após a primeira haver dito que ele não era bom autor, em 1993. Embora haja fatores a auxiliar o conflito entre ambas as classes, cada episódio conflituoso tem uma força motriz calcada na subjetividade dos envolvidos. As diferentes maneiras de ver e entender o objeto artístico para cada indivíduo, são na maior parte das vezes as responsáveis pelos conflitos.O fato da crítica teatral brasileira utilizando os preceitos impressionistas e ter na subjetividade do crítico uma de suas maiores força de interrpretação, auxilia a explicação destes fenômenos.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço; Prof. Dr. Celso Nunes; Prof. Dr. José Roberto O’Shea
Data de Defesa: 29/11/2004
[DISSERTAÇÃO]


Máximo José Gómez - Currículo Lattes 
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

O espaço cênico: representação simbólica e pós-modernidade

Resumo:
 O trabalho de pesquisa aborda o espaço teatral a luz das transformações socioculturais, de maneira que permita entender as relações existentes entre as práticas teatrais e as diferentes matrizes culturais. As representações simbólicas são manifestações particularmente sensíveis dos fenômenos culturais, pelo que, suas manifestações espaciais expressam os valores mais fortes dessa cultura. Por isso pode-se dizer que o espaço teatral constitui um sistema de relações e significados, um lugar praticado através do conjunto de hábitos e costumes, como realidade primeira sobre a qual se estrutura o espaço de ficção e como o lugar onde se pré-determinam os códigos sob os quais vai se estabelecer o acordo com os espectadores. O espaço teatral se constitui como uma realidade dinâmica inserida nos marcos da cultura e portanto, pré-disposta às suas transformações. Desta forma cada período cultural, através de cosmovisões, convicções científicas e filosóficas, impregna os artistas enquanto sujeitos históricos que expressarão em suas produções os discursos e contradições do momento cultural no qual vivem. No primeiro capítulo se aborda o estudo do conceito de espaço teatral, a partir das contribuições da semiologia e da sociologia. No segundo capítulo se analisa a sala à italiana não só como um tipo de espaço, mas sim como um sistema organizado tanto estética como filosoficamente. O capítulo terceiro aborda a pós-modernidade como condição cultural e seu efeito nas construções simbólicas. O recorte é feito sobre o espaço teatral, analisando como através dele se apresenta a contemporaneidade. Tomo como objeto de análise a produção espetacular do Grupo Teatro da Vertigem de São Paulo.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Walter Lima Torres; Prof. Dr. Antônio Vargas; Prof. Dr. André Carreira.
Data de Defesa: 16/04/2004
[DISSERTAÇÃO]


Roberto Carlos Murphy - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

O teatro na indústria: consciência ou alienação – A Experiência de Blumenau

Resumo:
 O objetivo desta pesquisa foi detectar em que medida o Teatro feito com trabalhadores da indústria têxtil de Blumenau/SC suscita indícios de conscientização de seus participantes e público atingido e o quanto confirma relações de alienação e domínio por parte do patronato ao utilizar o teatro como meio de propagação de preceitos e procedimentos. No primeiro capítulo, Teatros do Povo, o objetivo foi reunir o maior número de informações possível para que se pudesse embasar a pesquisa na perspectiva da contradição ‘popular’ x ‘não popular’, buscando dar ao estudo o estofo de outras experiências teatrais com populares realizadas por teóricos significativos do teatro brasileiro, tais como o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes de Oduvaldo Viana Filho, o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Teatro Popular de Maria Helena Kühner, sempre sob a ótica da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. A descrição de tais experiências e a análise de outros aspectos do teatro com o povo durante a história servem de parâmetro para se tentar situar a experiência de Blumenau quanto a sua validade ou não enquanto teatro popular. No segundo capítulo, Dois cenários fundamentais, o trabalho consistiu em levantar o contexto sócio-econômico-cultural de Blumenau e de suas indústrias têxteis, assim como o contexto brasileiro a partir do advento da globalização e dos efeitos do neo-liberalismo nas relações do mundo do trabalho, como forma de tentar explicar as nuances que deram a tal experiência o estatuto de objeto a ser investigado. 
E no terceiro capítulo, O Teatro na Indústria, foram levantadas informações sobre o teatro feito junto à população de Blumenau desde a sua fundação, buscando relacioná-lo com a própria identidade da cidade, abrindo espaço para a descrição e reflexão da experiência com os trabalhadores da Artex, ocorrida durante o ano de1995. Através da pesquisa foi possível traçar um percurso capaz de nortear novas experiências de teatro com trabalhadores, apontando deficiências e vantagens que precisarão ser observadas no momento do trabalho com comunidades similares.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Márcia P. Nogueira; Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa; Prof. Dr. Valmor Beltrame.
Data de Defesa: 20/09/2004
[DISSERTAÇÃO]


Zilá Maria Muniz - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

A Improvisação como processo de composição na dança contemporânea

Resumo:
 Este trabalho proporciona o contato com um universo ainda parcialmente desconhecido, o da improvisação em dança e sua ramificação da dança pós-moderna. Procura desvendar um pouco mais e ampliar a compreensão da legitimidade e potencialidade da improvisação na dança contemporânea. Busca, ainda, analisar e discutir o processo de criação na improvisação como exercício e na improvisação como performance, que também se denomina composição instantânea, considerada a partir de várias instâncias. Para isso, este estudo mapeia cronologicamente o percurso histórico da improvisação na dança, a partir da dança moderna e sua incorporação pela dança pós-moderna americana e nova dança. Além disso, traça correlações entre a vanguarda americana na dança e o papel da improvisação na dança contemporânea; pesquisa questões que envolvem o processo de improvisação como forma de organização, através de uma confrontação com a dança tradicional em termos de composição coreográfica, suas ferramentas e processos de criação; e focaliza em detalhes a estrutura da construção da cena na composição instantânea no processo de composição, o que se diferencia da improvisação como pesquisa de vocabulário.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Christine Greiner; Profa. Dra. Regina Melin; Profa. Dra. Beatriz Cabral.
Data de Defesa: 27/04/2004
[DISSERTAÇÃO]

 
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