Programa de Pós-Graduação em Teatro

Adriano Moraes - Currículo Lattes
Orientador: Profª Beatriz Angela Vieira Cabral

Brincar com o texto: possibilidades de teatro e de jogo

Resumo:
 A presença do texto literário pode ser observada em diversas manifestações teatrais. O texto está presente na representação e é um elemento importante entre aqueles que promovem a comunicação verbal. A pesquisa na qual me detenho propõe uma reflexão sobre uma abordagem especifica para a utilização da Literatura em processos pedagógicos de teatro. A proposição é a de que o texto literário na forma de livro pode ser considerado um brinquedo. Dessa forma, propõe-se um ‘brincar com o texto’. A brincadeira, diferentemente dos jogos, não é possível sem um objeto. Assim, não é possível brincar com um texto a não ser por meio de uma materialidade. As questões que procuramos primeiro responder são: Qual a função social do brinquedo? Como um texto literário, suportado por livro tipográfico, manuscrito, etc, pode ser um brinquedo? Quais os tipos de brincadeiras que são possíveis a partir de um livro? Como um texto literário pode ser dominado e transformado por essa ação de dominar os meios pelos quais foi tecida determinada textura? O texto ao ser brinquedo é um objeto que pode ser fruído, pode, portanto, promover prazer. Pode ir da forma para a trans-forma. Da Literatura para o Teatro.

Banca de Defesa: Profª Dra. Beatriz Angela Vieira Cabral; Prof. Dr. Edelcio Mostaço; Profª Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo.
Data de Defesa: 20/12/2005
[DISSERTAÇÃO]


Amabilis de Jesus da Silva - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

Para evitar o “costume”: figurino-dramaturgia

Resumo:
 O objetivo da pesquisa foi reconhecer as diferentes funções do figurino teatral, ultrapassando a idéia de figurino como caracterização do personagem e buscando, na cena contemporânea, amostras onde adquire uma função de colaborador da dramaturgia. O texto está estruturado em três capítulos. O Capítulo Primeiro trata do figurino nas encenações e estudos de Appia, Craig, Meyerhold, Schlemmer e Artaud e outros, ressaltando as seguintes funções: o figurino como espaço, o figurino substituindo o corpo do ator, as próteses e a nudez como figurino e a matéria do figurino como discurso. O Capítulo Segundo contempla estas mesmas funções do figurino e/ou roupa em várias tendências artísticas, averiguando seus comportamentos em outros códigos estéticos, com o intuito de aprofundar o discurso do figurino. Busca-se um constante diálogo entre as funções do figurino nas montagens dos encenadores citados e nas obras de artistas tais como Frida Kahlo, Klimt, Lygia Clark, Michel Groisman, Stelarc, Gina Pane, Cindy Sherman, Rebbeca Horn. O Capítulo Terceiro analisa o papel desempenhado pelo figurino em três montagens brasileiras: “Hamlet” (2000), de Lucianna Raitani, “Foi Carmem Miranda” (2005), de Antunes Filho e “Limite” (2005), de Natalia Lorda. O estudo confirma que as mesmas funções do figurino contempladas no recorte, nestas encenações adquirem função de colaborador da dramaturgia.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Fernando Vilar; Profa. Dra. Regina Melin (suplente); Prof. Dr. Valmor Beltrame; Prof. Dr. Milton de Andrade
Data de Defesa: 06/07/2005
[DISSERTAÇÃO]


Clovis Marcio Cunha - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Antonio Vargas Sant´Anna

Performance e teatro: procedimentos estéticos da cena, do ator, performer e púbico

Resumo:
 Esta dissertação considera os procedimentos estéticos que o teatro absorveu durante e após o surgimento de gêneros como a performance art, body art e o happening, visto que uma similaridade de procedimentos entre estes se apresenta na cena contemporânea. O texto é dividido em dois capítulos, que dialogam com as práticas da cena artística. O capítulo Primeiro trata de colocar o leitor a par do desenvolvimento do happening, perfomance art e body art, e algumas relações com o teatro, principalmente sobre a transformação do corpo em obra de arte, em que se encontram exemplos em Jackson Pollock, Yves Klein, Allan Kaprow, Tadeusz Kantor, Jerzy Grotovski, entre outros, marcando época entre os anos sessenta e setenta. O capítulo segundo contempla procedimentos de importantes encenadores do teatro e suas relações e semelhanças em procedimentos com a performance art e o happening, procurando esclarecer questões de construção da cena em contato com a hibridização de gêneros. Recursos como collage e justaposição são apresentados e discutidos por todo o texto. São levantados procedimentos da participação do publico, da função do ator e do performer, do espaço cênico, e processos da narrativa cênica contemporânea. Figuram neste capítulo Tadeusz Kantor, Performance Group, Living Theatre, Wooster Group, Gerald Thomas, Teatro da Vertigem, entre outros exemplos.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Christine Greiner; Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro; Prof. Dr. Antônio Vargas
Data de Defesa: 31 de outubro de 2005
[DISSERTAÇÃO]


Gláucia Grigolo - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

O paradoxo do ator – marionete: diálogo com a prática contemporânea

Resumo:
 Esta pesquisa prevê o estudo do conceito de ator-marionete, partindo da premissa de que este conceito constitui um paradoxo, pois a função ator remete a uma autonomia, a um corpo condutor, enquanto que na função marionete está implícita a idéia de condução, ou seja, a manipulação por outro que esteja fora de seu corpo. Dentro desta perspectiva, a dissertação será em sua estrutura três capítulos. O Capítulo Primeiro será composto de definições e conceitos sobre o termo ator-marionete, definindo uma zona filosófica, etimológica e léxica, onde estas duas palavras residem. Como a idéia de marionete se apresenta de forma contraditória com nossos pensamentos sobre o ator, parece necessário aprofundar as questões que dizem respeito às possibilidades operacionais do termo. O Capítulo Segundo apresenta o panorama das principais idéias relacionadas ao tema no século XX, mas tem como ponto de partida o texto “Sobre o Teatro das Marionetes”, escrito em 1810 por Henrich Von Kleist. O Capítulo Terceiro será a análise da produção criativa do grupo El periférico de objetos, sediado em Buenos Aires – RA. A escolha deste grupo se deu pela clara referência que apresenta em seus espetáculos, é composto por artistas que pesquisam a atividade teatral associada às formas animadas, sob a direção de Daniel Veronese.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Fernando Vilar; Prof. Dr. Valmor Beltrame; Prof. Dr. André Carreira
Data de Defesa: 29 de abril de 2005
[DISSERTAÇÃO]


Maria Aparecida de Souza - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade: uma reflexão sobre a “improvisação para o teatro” de Viola Spolin

Resumo:
 Este estudo analisa como a metodologia de Viola Spolin, explicitada no livro”Improvisação para o Teatro”, (2001), contribui para o aluno empreender reflexão critica sobre os processos de indistinção estética na pós-modernidade. Esta pesquisa discorre sobre as matrizes teatrais e pedagógicas da metodologia de Spolin partindo de dois pilares desta: jogos e improvisação teatral. Tomando a pós-modernidade como condição histórica e cultural, este texto reflete sobre os conceitos de barbárie, sociedade tecnoestética, sociedade espetacular ou midiática. Busca-se a discussão sobre como a expansão da imagem associada à tecnologia e à mercadoria provoca a estetização do cotidiano, tornando inoperante a capacidade de nossos alunos de diferenciar arte e sua função social. O trabalho apresenta o embate entre os processos de indistinção estética e o teatro como realização singular, diferida, trazendo a análise sobre os procedimentos descritos em Spolin para as práticas de teatro-educação e sobre as maneiras pelas quais estes podem ser vislumbrados como instrumentos de reflexão a respeito dos processos de indistinção estética na pós-modernidade.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Carreira; Prof. Dr. Flávio Desgranges; Profa. Dra. Sandra Ramalho de Oliveira
Data de Defesa: 21/10/2005
[DISSERTAÇÃO]


Maria Fonseca Falkembach - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade Lima Júnior

Literatura e dramaturgia do corpo: um exercício teatral a partir da obra de Gertrude Stein

Resumo:
 Esta pesquisa busca, num estudo comparativo com a arte literária, os princípios de composição específicos da dramaturgia do corpo para compreender como o ator-dançarino constrói sua obra. Também é objetivo, analisar como a apropriação dos procedimentos de composição da literatura modernista de Gertrude Stein pode contribuir para a ampliação dos horizontes na arte do ator-dançarino. Assim, dentro de uma metodologia participante, criou-se um grupo de pesquisa cênica, que realizou uma experiência de transposição dos modos de composição da autora norte-americana para a linguagem corporal. A configuração pelo corpo foi materializada com base nos princípios pragmáticos da teoria do movimento de Laban.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade Lima Júnior; Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro; Profa. Dra. Luci Maria Collin Lavalle
Data de Defesa: 06/07/2005
[DISSERTAÇÃO]


Nerina Raquel Dip
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

Espetáculo solo, fragmentação da noção de grupo e a contemporaneidade

Resumo:
 Este texto busca refletir sobre o espetáculo solo e como as diferentes concepções de sujeito e sociedade se encontram de forma implícita nesta modalidade cênica.O corpo do texto foi organizado em três capítulos. No capítulo primeiro, elaboro uma definição do espetáculo solo com o propósito de contrapô-lo ao monólogo para delimitar as características do fenômeno estudado e analisar seus traços distintivos. No capítulo segundo, analiso a relação entre o indivíduo e a sociedade na criação teatral contemporânea. Examino como o treinamento atorial, que foi uma prática coletiva, se transformou, em alguns casos, numa atividade solitária. De igual modo, estudo a prática grupal de produção vigente, no começo da segunda metade do século passado, para compreender a posterior aparição dos espetáculos de um intérprete. Finalmente, pesquiso acerca dos traços autobiográficos que possam estar presentes nos espetáculos de um só intérprete, com a intenção de produzir um discurso não hegemônico e uma relação direta com o espectador. No capítulo terceiro observo a produção dos espetáculos solos na pós-modernidade, ao lado de outras manifestações culturais que expressam o neoindividualismo. Confronto a produção teatral com outras produções que aparecem como que orientadas a satisfazer o bem-estar individual e não o bem comum. Neste mesmo capítulo, trabalho sobre as contradições que se exprimem no solo, por tratar-se de um produto cultural da pós-modernidade. O solo é um discurso artístico e também um ato de comunicação que aparece numa sociedade onde as iniciativas coletivas estão em crise; ele não expressa apenas neoindividualismo, mas uma vontade de expor o corpo e de se vincular com o coletivo.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Fernando Villar; Prof. Dr. André Carreira; Prof. Dr. Antônio Vargas
Data de Defesa: 07/07/2005
[DISSERTAÇÃO]


Olívia Camboim Romano - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

Uma arena no museu: reflexões sobre a primeira montagem de Brecht em Santa Catarina

Resumo:
 Esta dissertação contextualiza e analisa a montagem da peça didática A importância de estar de acordo (1929), de Bertolt Brecht (1898-1956), realizada em Florianópolis/SC pelo grupo teatral O Dromedário Loquaz em outubro de 1981, sob a direção de Isnard Azevedo (1950-1991). Foi ela a montagem inaugural deste grupo florianopolitano que, na atualidade, constitui-se em um dos mais significativos e antigos conjuntos artísticos ainda em exercício na cidade. Tal montagem foi, ao que tudo indica, a primeira encenação de um texto do dramaturgo de Augsburg aqui efetivada. Neste trabalho foi investigado como ocorreu a assimilação e a colocação em prática das propostas estético-pedagógicas brechtianas, através dos paralelos possíveis entre os procedimentos requeridos pelo autor e sua apropriação pelos artistas catarinenses. Nesse sentido, visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre nosso passado teatral recente. Esta dissertação está estruturada em três capítulos: no primeiro foram fixados os elementos da estética brechtiana e as características da obra A importância de estar de acordo. No segundo capítulo foi verificado o contexto sócio-histórico dentro do qual a montagem ocorreu, suas peculiaridades e circunstancias para, no terceiro, serem analisadas as peculiaridades da montagem efetivada pelo grupo. O Dromedário Loquaz, à luz de um confronto com os princípios estético-pedagógicos de Brecht.

Banca de Defesa: Profª. Dra. Vera Collaço; Prof. Dr. Mário Bolognesi; Prof. Dr. Edélcio Mostaço
Data de Defesa: 30/09/2005
[DISSERTAÇÃO]


Patricia de Borba - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

A utilização dos Exercícios de Status de Keith Johnston no treinamento do ator através das técnicas de clown

Resumo:
 Partindo do pressuposto de que a Improvisação sempre se encontra presente no fenômeno da representação teatral, este trabalho visa a investigar as maneiras como ela se insere no treinamento do ator. Para tanto, este estudo procura identificar quando e como se estabelece a noção de treinamento na história de sua formação, alguns de seus postulados e em que medida a Improvisação se encontra presente em cada uma delas, com vistas à melhor compreensão dos conceitos que emergem da aplicação dos exercícios práticos. Trata-se também de estudar se tais conceitos podem servir, ou não, como premissa para a preparação do ator ao processo colaborativo, exigido na constituição do fenômeno teatral, através de técnicas improvisacionais.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Mário Fernando Bolognesi; Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro; Prof. Dr. André Carreira
Data de Defesa: 29/04/2005
[DISSERTAÇÃO]


Valéria Maria de Oliveira - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

Reflexões sobre o conceito de teatro de grupo

Resumo:
 Este trabalho faz uma apresentação de noções de grupo extraídas do campo da antropologia, psicologia, sociologia e política. Procuro a partir daí definir o que e um agrupamento artístico, principalmente idéias que emergem do conceito de modernidade e apresento uma afirmação do teatro como prática coletiva. 
No primeiro capítulo delimito matrizes da idéia de teatro de grupo a partir de uma abordagem do conceito de grupo de teatro presente na Commédia Del’Arte. Faço também, uma visita ao final do século XIX e começo do século XX na França, identificando este conceito com nascente a partir das experiências de André Antoine no Naturalismo com o Teatro Livre, apresentando as bases estruturantes deste. Por fim, neste capítulo apresento algumas questões relacionadas ao lugar de resistência que o teatro de grupo ocupou nesse período na França.
No terceiro capítulo identifico dentro das propostas de Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e do Grupo Living Theatre, as noções de teatro de grupo que orientaram e orientam suas práticas teatrais. Também proponho uma síntese de caráter histórico da noção de teatro de grupo no Brasil.
Por fim, no quarto capítulo proponho uma discussão sobre as noções de teatro de grupo trabalhadas nos capítulos anteriores, no que diz respeito a suas influências na contemporaneidade. Neste capítulo o eixo será delimitar o conceito de teatro de grupo que predomina na contemporaneidade e refletir sobre repercussões deste conceito na prática teatral da atualidade.
Cabe destacar que este estudo buscou refletir sobre a conformação do conceito de teatro de grupo com o fim de propor uma discussão acerca deste tema que é decisivo em inúmeras práticas criativas, mas, que carece de leituras críticas, que permitam, atores e diretores, uma mais complexa compreensão do mesmo.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Alai Garcia; Prof. Dr. Edélcio Mostaço; Prof. Dr. André Carreira
Data de Defesa: 15/09/2005
[DISSERTAÇÃO]


Yiftah Peled - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Vargas Sant’Anna

READY MADE PERFORMÁTICO: Incorporação de Unidade de Performance no Contexto de Performance Teatral, Atravessado por Forças e Tensões Sociais

Resumo:
 Este trabalho tem como objetivo geral a realização de um estudo sistemático sobre o fenômeno denominado Ready Made Perfomático (RMP). Esse termo refere-se a uma unidade performática inserida e incorporada em outras instância da performance e pode ser definido como a inclusão de um feixe de comportamentos performáticos em outro fenômeno performático. Esse deslocamento mudo o contexto do fenômeno, preservando, entretanto, a característica performática da ação deslocada. O RMP resulta da junção do conceito de ready made, objeto pronto, e do seu deslocamento para o âmbito da arte, conceito desenvolvido pelo artista plástico Marcel Duchamp, acrescido de idéias sobre a performance do âmbito social dos teatrólogos Richard Schechner e Bert O. States e do sociólogo Ervin Goffman. O trabalho analisa aspectos da performance e seu valor, incorporados num contexto de arte. A título de estudo de caso, o trabalho pretende analisar a adoção da prática do RMP no espetáculo Apocalipse 1,11 (2000) do grupo do Teatro da Vertigem. Para cumprir tal objetivo será apresentado o Teatro Vertigem a partir de sua trajetória e de seu método de trabalho, focando nos aspectos de experimentação do grupo, nos processos de encenação, no método de depoimento pessoal, nas questões de risco teatral, na preparação e na presença corporal dos atores, nos locais de encenação, escolhidos por eles, e na sua busca de interação com o público. Acredita-se que essas diversas dimensões do Teatro da Vertigem contextualizam o uso do RMP na peça do Apocalipse 1,11.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Antonio Carlos Vargas Sant’Anna; Profª Dra. Regina Melin; Prof. Dr. Luiz Camillo Osório de Almeida.
Data da Defesa: 02/12/2005
[DISSERTAÇÃO]

 
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