Programa de Pós-Graduação em Teatro

Adriana Martinez Montanheiro – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dra. Fátima Costa de Lima

JUM NAKAO:
A transversalidade entre a moda e o teatro na criação de trajes de cena


Resumo: Esta dissertação é motivada pela identificação e a análise da relação entre o teatro e a moda na atualidade no Brasil, por intermédio da criação de figurinos cênicos por estilistas de moda brasileiros. Alguns aspectos essenciais na criação do figurino contemporâneo são abordados nesta pesquisa e são aprofundadas questões relacionadas à interação entre os territórios artísticos no teatro. Parte da obra do estilista, figurinista, diretor de arte, artista, designer e professor Jum Nakao é apresentada nesta pesquisa a fim de que, com seu trabalho, se represente parte do trabalho dos estilistas brasileiros dentro das artes cênicas. Suas obras são relacionadas entre si com a finalidade de compreender parte de seu processo criativo e sua identidade criativa, tendo como foco principal de aprofundamento a criação de figurinos cênicos realizados por Nakao para as três obras cênicas: o ballet Os Duplos da São Paulo Companhia de Dança, a Ópera Kseni- A Estrangeira da compositora Jocy de Oliveira e a minissérie de televisão Hoje é dia de Maria, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Banca de Defesa: Prof. Dra. Fátima Costa de Lima (UDESC), Prof. Dra. Maria Brígida de Miranda (UDESC), Professor Doutor Fausto Viana (USP), Professor Doutor José Ronaldo Faleiro (UDESC), Professor Doutor José Alfredo Beirão Filho (UDESC).
Data da Defesa: 19/03/2015
[DISSERTAÇÃO]


Ana Paula Beling – Currículo Lattes
Orientador: Profª. Drª. Vera Regina Martins Collaço

MUITO MAIS QUE UMA GOTA D'ÁGUA
Bibi Ferreira: a explosão da fera enjaulada


Resumo: MUITO MAIS QUE UMA GOTA D'ÁGUA - Bibi Ferreira: a explosão da fera enjaulada propõe a investigação da vida e obra de Bibi Ferreira até um dos momentos relevantes de sua carreira: o espetáculo Gota d'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes. O recorte vai de 1922 - ano do nascimento da artista - até 1978 - ano do encerramento da temporada paulista da primeira montagem de Gota d'água. A relevância deste estudo encontra-se na escassez de registros sobre a artista e sobre as obras nas quais desenvolveu seu trabalho artístico. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas fontes escritas (estudos bibliográficos, programas, críticas, jornais, arquivos históricos, etc), fontes imagéticas (fotografias e vídeos) e fontes orais (entrevistas), proporcionando a revisitação de uma parte da história do teatro brasileiro, a partir de conceitos como memória e discurso sobre si mesmo. O trabalho está dividido em quatro capítulos: Bibi Ferreira: a memória e o discurso sobre si mesma, no qual se cria uma narrativa sobre a vida e obra de Bibi Ferreira, a partir do seu próprio discurso; Gota d'água: das origens e do texto, no qual estudo a dramaturgia desta obra teatral; Gota d'água: da canção e da cena, no qual se analisa a obra teatral enquanto música e espetáculo; e Bibi Ferreira em Joana: a explosão da fera enjaulada, no qual apresenta-se a atuação de Bibi Ferreira como Joana, na primeira montagem de Gota d'água. Com isso, pretende-se construir um panorama da carreira artística de Bibi Ferreira, de 1922 a 1978, revisitando uma significante obra teatral e um importante período histórico para o teatro brasileiro.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Vera Regina Martins Collaço (UDESC), Profª. Drª. Ângela de Castro Reis (UFBA), Profª. Drª. Fátima Costa de Lima (UDESC).
Data da Defesa: 13/03/2015
[DISSERTAÇÃO]


Antonio Carlos de Oliveira Junior – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel

JOGOS DE PROFANAÇÃO DRAMATÚRGICOS:
SETE CRIANÇAS JUDIAS DE CARYL CHURCHILL


Resumo: O presente trabalho pretende analisar o texto teatral Sete Crianças Judias de Caryl Churchill como um jogo de profanação política. Escrita em 2009, a obra é uma resposta artística e política da autora à operação militar israelense ocorrida em Gaza em 2008/09 e gerou fortes repercussões no mundo todo, inclusive acusações de antissemitismo. O texto é analisado em seu caráter híbrido que transita entre gêneros líricos e épicos, e entre formas dramáticas/melodramáticas e formas não mais dramáticas. Assim, a estrutura formal será abordada a partir da ideia de texto rapsódico, proposta por Sarrazac (2002). A partir do conceito tradicional de jogo conforme Huizinga (2000) e Caillois (1990), e suas correlações com a forma dramática absoluta, a primeira cena é compreendida como a proposição de um jogo melodramático localizado em um passado longínquo. Acordo esse que não será cumprido. Para compreender o jogo proposto pela autora, recorro a três autores principais. 1 - A visão de jogo infinito de Carse (1986) para descrever o dispositivo de abertura temporal e o descumprimento do acordo melodramático. 2- A noção de Gadamer (1999) sobre a capacidade do jogo de mobilizar e transformar indivíduo e sociedade para descrever os dispositivos de deslocamento e mobilizações intra e extraficcionais do texto. 3- A provocação de Agamben (2007), ao eleger como tarefa política do jogo o ato profanador. Nesse trabalho sustento a hipótese de que Sete Crianças Judias profana simbolicamente o uso consagrado do gênero melodramático para a manutenção de uma moralidade instituída, do uso da concepção moderna do imaginário da criança como objeto de justificativa da guerra, e do caráter mítico do discurso histórico oficial israelense.

Palavras-chave: jogo, profanação, dramaturgia, CarylChurchill, política, Israel-Palestina.
Banca de Defesa: Stephan Arnulf Baumgärtel (Orientador - UDESC), Elisana de Carli (UFSC), Fátima Costa de Lima (UDESC).
Data da Defesa: 11/06/2015
[DISSERTAÇÃO]


Carolina Gosch Figner de Luna – Currículo Lattes
Orientadora: Profª. Drª. Maria Brígida de Miranda (UDESC)

A POÉTICA DA COMPAGNIE DOS À DEUX:
HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO DO GESTO E PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
(VIVÊNCIAS, NOTAS E ENTREVISTAS COM ANDRÉ CURTI E ARTUR RIBEIRO)

Resumo: Há um saber que desvela a poesia dos acontecimentos. Aprende-se esse saber vivendo a continuidade de ser. A presente dissertação surge a partir desse saber, desse viver, desse ser, experimentados pela pesquisadora ao longo do seu estudo sobre a Compagnie Dos à Deux, dos diretores e atores-dançarinos André Curti e Artur Ribeiro. Esse saber, que é o saber poético, orquestra esta pesquisa por meio de um arranjo: o dos afetos. Tal composição apresenta um pouco da história da companhia franco-brasileira de teatro gestual ao longo dos seus dezessete anos de existência: fundação, espetáculos e premiações. Os laços que uniram os diretores e as vivências da pesquisadora são contados para o leitor por meio de duas memórias: as evocadas e as prospectivas. Estas possibilitam algumas articulações e reflexões sobre a questão que orienta o desenvolvimento desta dissertação: o que é o gesto para Curti e Ribeiro? A partir de tais reflexões, a pesquisadora apresenta três princípios que sustentam a metodologia do treinamento da companhia: a “escuta”, a “tonicidade do microgesto” e o “contato”.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Maria Brígida de Miranda (UDESC), Profª. Drª. Nara Waldemar Keiserman (UNIRIO), Professor Doutor José Ronaldo Faleiro (UDESC).
Data da Defesa: 20/03/2015
[DISSERTAÇÃO]


Kysy Fischer – Currículo Lattes
Orientadora: Prof. Dra. Maria Brígida de Miranda

SEMPRE FICA UM POUCO DE PERFUME: REVERBERAÇÕES DO BUTOH NO PROCESSO CRIATIVO DE DNA DE DAN

Resumo: Quando me interessei pelo Butoh e desejei saber mais sobre oassunto, logo percebi que as respostas como “o que é Butoh?” ou “como se dança Butoh?” não me eram dadas. Ainda assim, por alguns anos cultivo a pesquisa e a prática do Butoh. Entre aproximações e questionamentos percebi que meu interesse residia nessa perturbação de querer saber e no tipo de relação possibilitada pela escolha do não-dizer, não mostrar, não revelar, etc. Algo que não configura qualquer egoísmo, mas que torna o artista responsável pelo seu desejo de criação. Através do interesse por essa figura do outro que acompanha e compartilha um processo de busca, relato experiências no processo criativo de DNA de DAN, performance de dança/instalação criada com o artista Maikon K, em 2013, através do Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna/2012, na qual fui preparadora corporal e orientadora de movimento. Nesse percurso vivenciei o que pode ser essa posição de outro que ouve, pontua, sugere, discute e lança questões. As reflexões teóricas e as temáticas abordadas neste trabalho são apontamentos que a prática produziu, como, por exemplo, as ideias de “cultivo de si” de Michel Foucault e os “exercícios espirituais” de Pierre Hadot. Questões essas que contribuem para pensar uma ética do fazer artístico.

Palavras-chave: Butoh. Treinamento. Cultivo de si.
Banca de Defesa: Prof. Dra. Maria Brígida de Miranda (Orientadora, UDESC), Cassiano Sydow Quilici (UNICAMP), Prof. Dra. Sandra Meyer Nunes (UDESC)
Data da Defesa: 18/03/2015
[DISSERTAÇÃO


Marcelo Fiorin Angelo – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edelcio Mostaço (UDESC)

ARTAUD PESA-NERVOS:
A INTERFACE ENTRE O SIMBÓLICO E A SENSAÇÃO EM O TEATRO E SEU DUPLO


Resumo: Esta dissertação busca investigar a conversação entre dois planos diferentes que permeiam a obra O Teatro e seu Duplo de Antonin Artaud. São eles, o simbólico e a sensação. Nesta empreitada, busco, no primeiro momento, fundamentar o que tal investigação entende por plano simbólico, onde os escritos de autores como Saussure, Lévi-Strauss, Foucault, Blanchot e Derrida, servem de base para fundamentar a perspectiva de simbólico em relação a certos temas presentes nas primeiras obras artaudianas que tratavam da linguagem, como seu combate com a linguagem e a questão da repetição, à fim de construir uma relação entre a crítica de Artaud à representação teatral e sua crítica à representação na própria linguagem. O foco, a seguir, recai sobre O Teatro e seu Duplo para se investigar mais especificamente as perspectivas que abre em relação ao corpo. Através dessas conexões proponho uma relação entre teatro, antropologia estrutural e psicanálise lacaniana, com o intuito de dar consistência à relação existente entre o simbólico e o corpo, relações que tanto interessavam Artaud, assim como os limites entre a articulação simbólica e o corpo. A ultima parte do texto pretende dar conta do plano da sensação – diretamente relacionada ao corpo – onde são analisados os procedimentos apontados por Artaud para escapar à articulação simbólica da representação e, neste movimento, atingir a sensibilidade do público. As investigações de Gilles Deleuze acerca de Artaud servem como terreno fértil para pensar o modo como as artes podem constituir a interface entre o simbólico e a sensação.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edelcio Mostaço (UDESC), Orientador. Profa. Dra. Tereza Mara Franzoni (UDESC), Prof. Marta Isacsson (UFRGS), Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel (UDESC).
Data da Defesa: 12/03/2015
[DISSERTAÇÃO]

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC